-
Arquitetos: archi5
- Área: 6400 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Sergio Grazia
Descrição enviada pela equipe de projeto. A intenção aqui é proporcionar uma escola secundária coerente com a cidade de Gisors. Uma instituição enraizada numa cidade de escala humana e ricas referências históricas. Uma cidade que manteve seu passado medieval e seu entorno rural contemporâneo. Historicamente as duas escolas secundárias Louise Michel e Louis Aragon são vizinhas. Agora, estreitamente vinculadas pela administração e o funcionamento, são unidas.
O funcionamento anterior era complexo. Os múltiplos acessos e a falta de vínculos entre os edifícios dividiam os colégios. Escolhemos um desenho claro que permite uma fácil orientação aos usuários e que também facilita o intercâmbio entre as duas escolas. O projeto une ambos os lados da rua Old Eragny. Uma grande praça permite a chegada e o acesso aos 1500 estudantes e professores de forma segura. O edifício ponte permite o acesso ao pátio de recreio da escola Louise Michele a partir do pátio principal de Louis Aragon. Cria-se um vínculo que contribui com a unidade de todo o lugar.
Devido a sua localização e função unificadora, o edifício ponte é convertido no símbolo e emblema da nova escola secundária e é também o ponto focal. Abriga os espaços dedicados aos estudantes (a vida da escola, dormitórios, salas de estudo) que se relacionam diretamente com os dois pátios de recreio. Os espaços para os professores encontram-se próximos da parte administrativa de ambos os colégios.
O hall da Louis Aragon está desenhado como o novo ponto central das novas escolas secundárias. Ao mesmo tempo serve para reuniões e é o novo nervo central da circulação de todo o projeto. Distribui os acessos a todos os pontos dos colégios: o edifício ponte, as salas de aula, as áreas de jogos, a biblioteca, o salão de usos múltiplos e os dormitórios para os estudantes.